domingo, 27 de novembro de 2011

MEMÓRIA DA CENA - Parte 17

Hoje trago a 17ª parte deste memorial retrô. E hoje destaco três trabalhos que tem propostas similares, onde a ousadia e política permeiam suas dramaturgias. Confira!

ESPETÁCULO LOCAL
"A DECISÃO" Grupo Trilho de Teatro Popular
Este trabalho me tocou bastante. Não porque sou amigo do pessoal do Trilho, mas porque vi neste trabalho um passo a frente na pesquisa deste coletivo que tem se destacado em suas produções. Uma montagem recheada de teatralidade, calcada em uma poética brechtiana e o mais banaca é que reconhecemos vários signos propostos por Brecht, postos lá na cena, de frma orgânica e não de forma engessada ou teórica. O elenco é afinado e o grande responsável por criar este verdadeiro jogo teatral. Um trabalho digno e honesto que  soube utilizar muito bem a carpintaria teatral. Gostaria muito de vê-lo novamente nos palcos gaúchos e projetado nacionalmente. Porque não! Merece figurar nesta lista pela qualidade e compromisso de apresentar uma arte politica sem ser panfletária unida a uma  estética contemporânea. 
A decisão narra a história do retorno de quatro Agitadores a Moscou, vindos da missão bem sucedida de colaborar com a revolução comunista na China. Ao chegarem, comunicam ao Coro do Partido a perda de um Jovem Camarda, que foi morto por eles devido a suas atitudes impulsivas que haviam posto em risco o processo revolucionário. Os fatos são narrados e interpretados pelos Agitadores, que exigem do Coro do Partido uma sentença. O elenco contava com Ana Campo, Caroline Falero, Daniel Gustavo, Drica Lopes, Fábio Castilhos, Gil Do Santos, Giovanna Zottis e José Carlos Junior e Iluminação de Bruna Immich com trilha Sonora de José Carlos Junior.
Vale a pena conhecer o SITE do Grupo Trilho.

ESPETÁCULO NACIONAL
"STELLA DO PATROCÍNIO - Relatos de uma alma aprisionada"
Texto de Jirau e foto de José Diaz
Quando assisti a atriz Clarisse Baptista no monólogo Stella do Patrocínio, fiquei extasiado primeiro pela linda interpretação desta atriz acreana (nunca tinha assistido nada do Acre) e segundo pela linda história de Stella do Patrocínio que é emocionante. A peça é um testemunho de Stella, que por 30 anos estava trancada na Colonia Juliano Moreira, uma instituição psiquiátrica do Rio de Janeiro. Fiquei maravilhado, boquiaberto,  e surpreendido com a qualidade deste trabalho.

A história de Stella do Patrocínio, o texto, o visual do cenário baseado nos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, interno da Colônia Juliano Moreira onde também viveu a personagem, a iluminação, culminando com a fantástica entrega de Clarisse Baptista. Arrebatador!!!





ESPETÁCULO INTERNACIONAL
"O AUTO DA CRIAÇÃO DO MUNDO" Portugal


“O Auto da Criação do Mundo”, é um espetáculo de títeres dos Bonecos de Santo Aleixo de Portugal, numa fusão produtiva entre a cultura popular e a escrita erudita. Um espetáculo divertido e cativante. Uma obra teatral popular que nos remete para uma tradição que se terá difundido de forma oral.
Os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do sul de Itália e do norte da Europa, mas de pequeno tamanho, entre 20 e 40 centímetros. Neste espetáculo na vila medieval de Monsaraz vão ser manipulados pelos atores do grupo. As marionetas são feitas de madeira e cortiça, vestidas com um guarda-roupa que permite, como no teatro naturalista, identificar as personagens da fábula contada. O essencial dos meios utilizados é composto por um lugar de representação chamado "retábulo", construído em madeira e tecido florido, reproduzindo um palco tradicional em miniatura, com pano de boca, cenários pintados e iluminado com candeias de azeite. Possui uma rede dupla de cordéis, colocada verticalmente entre os bonecos e o público. Os manipuladores estão ocultos por panos de chita. A música, guitarra portuguesa e cantigas, é interpretada ao vivo e os textos, transmitidos oralmente, resultam de uma fusão entre a cultura popular e uma escrita erudita. O repertório consiste em peças de tradição secular, de teor basicamente religioso, para além de outras, cujos textos pertencem, em geral, à chamada literatura de cordel. A representação inicia-se sempre com o Baile dos Anjinhos ou Contradança. As figuras carismáticas são o Padre Chanca e o Mestre-Salas, que, por tradição, tem uma moça, com a qual castiga ou abraça o Padre, enquanto este prega.



Nenhum comentário:

Postar um comentário